O PORTUGUES NAS ESCOLAS
No quadro das mudanças recentes no currículo do Ensino Secundário, assistiu-se em Portugal, nos últimos anos, a um intenso debate sobre o ensino do Português. Por um lado, este livro pretende ser um contributo para consolidar a discussão pública sobre um assunto indiscutivelmente relevante, dado o alcance educativo, cultural e social que as decisões relativas ao ensino do Português sempre têm. Por outro lado, a clarificação dos processos sócio-políticos e escolares de construção do cidadão "letrado", a que no livro se procede a partir de diferentes quadros disciplinares e teóricos, poderá fundamentar práticas de formação inicial e contínua de professores e tomadas de decisão acerca das próprias práticas pedagógicas que ganharão tanto mais sentido quanto mais estiverem ancoradas na compreensão do que é e do que pode ser ensinar e aprender Português. Índice LOUISE POULSON As políticas educativas e curriculares e o ensino do Inglês na Grã-Bretanha (1989-2004) RUI VIEIRA DE CASTRO O Português no Ensino Secundário: Processos contemporâneos de (re)configuração ANTÓNIO BRANCO O novo lugar da literatura no Ensino Secundário: Dos argumentos centrífugos a uma legitimação centrípeta JOSÉ AUGUSTO BERNARDES A literatura no Ensino Secundário: Excessos, expiações e caminhos novos LUÍSA ÁLVARES PEREIRA Se a literatura nos ensina, como poderemos (não) ensiná-la? ANA CRISTINA MACÁRIO LOPES O "conhecimento sobre a língua": Algumas reflexões M.a LOURDES DIONÍSIO, LUZIA BASTOS, ANA PAULA PASSOS E JORGE PIMENTA A construção escolar da disciplina de Português: Recriação e resis tência
Características | |
Ano de publicação | 2005 |
Autor | VARIOS |
Biografia | No quadro das mudanças recentes no currículo do Ensino Secundário, assistiu-se em Portugal, nos últimos anos, a um intenso debate sobre o ensino do Português. Por um lado, este livro pretende ser um contributo para consolidar a discussão pública sobre um assunto indiscutivelmente relevante, dado o alcance educativo, cultural e social que as decisões relativas ao ensino do Português sempre têm. Por outro lado, a clarificação dos processos sócio-políticos e escolares de construção do cidadão "letrado", a que no livro se procede a partir de diferentes quadros disciplinares e teóricos, poderá fundamentar práticas de formação inicial e contínua de professores e tomadas de decisão acerca das próprias práticas pedagógicas que ganharão tanto mais sentido quanto mais estiverem ancoradas na compreensão do que é e do que pode ser ensinar e aprender Português. Índice LOUISE POULSON As políticas educativas e curriculares e o ensino do Inglês na Grã-Bretanha (1989-2004) RUI VIEIRA DE CASTRO O Português no Ensino Secundário: Processos contemporâneos de (re)configuração ANTÓNIO BRANCO O novo lugar da literatura no Ensino Secundário: Dos argumentos centrífugos a uma legitimação centrípeta JOSÉ AUGUSTO BERNARDES A literatura no Ensino Secundário: Excessos, expiações e caminhos novos LUÍSA ÁLVARES PEREIRA Se a literatura nos ensina, como poderemos (não) ensiná-la? ANA CRISTINA MACÁRIO LOPES O "conhecimento sobre a língua": Algumas reflexões M.a LOURDES DIONÍSIO, LUZIA BASTOS, ANA PAULA PASSOS E JORGE PIMENTA A construção escolar da disciplina de Português: Recriação e resis tência |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | ALMEDINA |
ISBN | 9789724025926 |
Lançamento | 01/01/2005 |
Largura | 16 |
Páginas | 176 |